Na sociedade contemporânea, as informações são divulgadas com rapidez e sem um rigoroso controle da sua veracidade e origem. Tanto no Brasil quanto na Europa, a difusão de notícias falsas durante uma campanha eleitoral é rápida podendo comprometer a justiça do resultado e condicionar negativamente o ambiente informativo existente nas redes sociais. E o pior é que, inúmeras vezes, a desinformação é intencionalmente utilizada como estratégia de campanha, quadro que se agrava num contexto em que os grandes meios de comunicação sofrem uma crise de legitimidade.
O ambiente de desinformação proporcionado pelas notícias falsas desvirtua os fatos ao sabor das conveniências, e pode modificar a opinião dos cidadãos, comprometendo os princípios basilares da democracia.
O Seminário Internacional Brasil – União Europeia: Fake News – Experiências e Desafions foi promovido pelo Tribunal Superior Eleitoral, por intermédio da sua Academia da Democracia, e pela Delegação da União Europeia no Brasil, no âmbito da Iniciativa de Apoio aos Diálogos Setoriais União Europeia-Brasil, contando com o apoio do Ministério das Relações Exteriores e do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão.
O evento contou com a participação de peritos brasileiros e europeus na temática das Fake News, tendo tido a participação, entre outros, do Ministro Luiz Fux – Presidente do Tribunal Superior Eleitoral e Ministro do Supremo Tribunal Federal, de Raquel Dodge, Procuradora -Geral da República, de Gustavo do Vale Rocha, Ministro de Estado dos Direitos Humanos, de Aloysio Nunes Ferreira, Ministro de Estado das Relações Exteriores, e do Embaixador João Gomes Cravinho, Embaixador da União Europeia no Brasil.
Durante o Seminário foram vários os paineis alusivos ao tema:
News: um novo desafio para a Democracia;
A Justiça Eleitoral e as Fake News;
Desinformação e a Experiência Europeia;
Fake News: Medidas Jurídicas e Tecnológicas;
Fake News: uma Visão da Mídia e da Sociedade Civil;
Fake News: Redes Sociais e Plataformas Digitais.
Para saber mais sobre a Iniciativa de Apoio aos Diálogos Sectoriais UE-Brasil, consulte o nosso site
Junho 2018