Em Cabo Verde, foram esta semana apresentados na Cidade da Praia dois novos Cursos de Estudos Superiores Profissionalizantes, no setor da cultura, promovidos pela Universidade de Cabo Verde em parceria com o Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, e com o apoio do programa PROCULTURA.
De caráter inovador, os cursos irão integrar aulas online e presenciais que decorrerão nos polos da Universidade na Praia e no Mindelo, com recurso a um novo sistema de videoconferência financiamento pelo PROCULTURA, instalado nos dois polos. Para além de ter apoiado a revisão curricular dos cursos, a Assistência Técnica à Coordenação da Ação Procultura contribuiu para a definição de equipamentos e materiais pedagógicos, assim como para a formação de professores em “Competências Pedagógicas para Formação à Distância” que decorreu na primeira quinzena de Setembro.
Durante a conferência de imprensa do dia 25 de Setembro foi apresentada a estrutura dos cursos e foram apresentadas possíveis oportunidades de trabalho associadas a esta formação. Os interessados podem inscrever-se até ao dia 20 de Outubro em Candidaturas (Profissionalizante) aqui.
A CESO assegura a Assistência Técnica de apoio à Coordenação da Ação PROCULTURA-Promoção do Emprego nas Atividades Geradoras de Rendimento no Setor Cultural nos PALOP e Timor-Leste. Financiada pela União Europeia, a Ação é cofinanciada e gerida pelo Camões, I.P. contando, igualmente, com o cofinanciamento da Fundação Calouste Gulbenkian.
A Assistência Técnica prevê o apoio à criação e o acompanhamento técnico-pedagógico de 12 cursos nos PALOP e Timor-Leste, em áreas técnicas do sector cultural.