A CESO é leader do consórcio que vai implementar o projeto de capacitação da Unidade de Programas e Projetos do Ministério da Economia Nacional Palestiniano.
Esta missão inserida no âmbito do Projeto Inovador de Desenvolvimento do Sector Privado (IPSD), financiado pelo Banco Mundial, vai ser essencial para ultrapassar os constrangimentos detetados nas políticas e procedimentos que promovem o crescimento económico sustentável na Cisjordânia e Gaza, através da sua estratégia económica sectorial de 2017- 2023. Esta estratégia centra-se no reforço da economia palestiniana através da diversificação dos parceiros comerciais, do desenvolvimento da indústria local para aumentar a sua competitividade e do incentivo ao investimento na Palestina.
O interesse crescente no alcance dos objetivos estratégicos e no reforço do sector privado palestiniano conduziu o Ministério da Economia Nacional (MoNE) à implementação simultânea de um crescente número de programas e projetos. Este foco salientou a necessidade de racionalizar a gestão destas iniciativas e de assegurar a atribuição adequada de recursos no gabinete responsável por esta gestão – Unidade de Programas e Projetos (PPU).
Neste sentido, em consórcio com a Business Integrated Solutions (BIS), a CESO vai implementar um projeto com vista à melhoria dos procedimentos e a capacitação dos recursos humanos com práticas modernas e diretrizes de processo sobre gestão de projetos. As principais tarefas estão focadas na PPU do Ministério, onde irá ser realizada uma revisão inicial das iniciativas anteriores a fim de melhorar a gestão de projetos; uma avaliação das capacidades da força de trabalho; e o desenvolvimento do Manual de Operações de Gestão de Projetos de forma a melhorar os processos e operações da unidade em questão.
O consórcio CESO/BIS irá trabalhar em estreita colaboração com a Agência de Implementação de Projetos (PIA) e o Ministério da Economia Nacional, prevendo-se que a missão esteja concluída no prazo de 10 meses.
28 dezembro 2022