O primeiro Fórum Empresarial realizado a 7 de dezembro entre a UE e a Palestina rendeu 80 milhões de euros em acordos de investimento na economia local.
Pela primeira vez num mesmo espaço estiveram em conversações 200 a 300 líderes empresariais, banqueiros, investidores, representantes do governo palestiniano assim como altos cargos das Instituições Financeiras Europeias. A este espaço chamou-se Fórum Empresarial UE-Palestina.
O evento vai ficar marcado na história da economia palestiniana por ser um evento conjunto, abrangente e por ter o propósito de estabelecer uma via de diálogo entre o setor público e privado no âmbito da Plataforma de Investimento UE-Palestina
O Representante da União Europeia Sven Kühn von Burgsdorff, juntamente com o primeiro-ministro, SE Dr. Mohammad Shtayyeh, e o Ministro da Economia Nacional, SE Khaled al Ossaily, abriram o fórum que permitiu a assinatura de cinco contratos de financiamento no valor de 81,65 milhões de euros. O evento também apresentou sete investimentos de grande visibilidade financiados pela Team Europe e foram apresentadas seis oportunidades de investimento do National Investment Roadmap.
"Com o lançamento do Fórum de Negócios UE-Palestina, queremos consolidar, renovar e reforçar nosso compromisso de tornar a Palestina um lugar mais atraente para investidores locais, europeus e outros investidores internacionais. Estou confiante de que este Fórum dará uma forte contribuição para melhorar o clima de investimento, fortalecer a economia palestina e construir uma parceria mais forte entre a Europa e a Palestina", disse o representante da União Europeia, Sven Kühn von Burgsdorff.
O novo Fórum Empresarial vai ajudar a expandir o envolvimento do setor privado no funcionamento da atual Plataforma de Investimento. A comunidade empresarial vai poder finalmente debater, junto com os responsáveis políticos, as prioridades estratégicas e políticas de investimento na Palestina, descobrir oportunidades de investimento futuras assim como possibilidades de financiamento disponível.
“Ter a comunidade empresarial incluída na Plataforma de Investimento UE-Palestina é essencial e oportuno e tem sido nosso objetivo desde o início. O futuro da nossa economia depende de um setor privado vibrante e de parcerias criativas com empresas europeias e internacionais,” disse o Primeiro-Ministro SE Dr. Mohammad Shtayyeh.
A CESO prestou assistência técnica à organização deste evento como parte da Plataforma para o lançamento do Plano de Investimento Externo na Palestina.
20 dezembro 2022