Compreender o desempenho da ação, os seus fatores determinantes e o que tem impedido a obtenção de resultados no setor agrícola argelino são os principais objetivos deste contrato ganho pela CESO.
O contrato quadro que está enquadrado no âmbito do lote 2 e que foi ganho pela CESO em consórcio com a Sweco, vai permitir fazer a avaliação intermédia do Programa de Apoio ao Setor Agrícola na Argélia. Esta avaliação consiste na compreensão do desempenho da ação, dos fatores determinantes para a implementação do apoio e das dificuldades que têm impedido a obtenção de resultados. Para além destes, vai ser ainda possível fazer recomendações de forma que se ajuste a conceção e os métodos de implementação do respetivo programa.
A agricultura é um dos principais setores da economia da Argélia, gerando cerca de 12,3% do PIB e empregando 10,4% da população ativa do país. Contudo, o setor enfrenta um duplo problema, a elevada dependência da importação de produtos agrícolas e a fraca segurança alimentar.
A fim de reduzir a dependência das importações de bens alimentares deficitárias e de reforçar a segurança alimentar nacional, a Argélia implementou, a partir de 2008, a Política de Renovação Agrícola e Rural, que deu prioridade aos investimentos, à modernização dos equipamentos, à aquisição de know-how, às parcerias, à inovação, à gestão da segurança alimentar e à certificação. Também foram feitos esforços para desenvolver a produção e promover a utilização de fatores de produção locais e as relações contratuais entre fabricantes e produtores agrícolas.
A União Europeia encoraja e apoia esta política assim como a diversificação da economia do país através do financiamento de vários projetos e de apoio nos sectores da agricultura e do desenvolvimento rural, da indústria e da água.
Conheça outros Contratos Quadro que ganhámos visitando a nossa galeria de projetos.
14 Dezembro 2022