Terminou no início de outubro a primeira edição do mestrado em Desenvolvimento Internacional e Políticas Públicas. Os alunos que escolheram a CESO para desenvolver o seu projeto de análise de políticas viram a sua dissertação avaliada como excelente.
Mais de 50 jovens frequentaram a primeira edição do mestrado em Desenvolvimento Internacional e Políticas Públicas da Escola de Economia da Universidade Nova de Lisboa (Nova SBE). O curso tem por base uma metodologia de project-based learning, que alia o ensino ao contato direto com instituições e empresas que desenvolvem atividade na área das políticas públicas, bem como do desenvolvimento internacional, como é o caso da CESO.
No contexto do protocolo estabelecido entre a CESO e a Nova SBE, um grupo de quatro alunos teve a oportunidade de desenvolver um projeto aplicado a uma situação concreta de política pública em São Tomé e Príncipe: como aumentar as exportações de produtos de maior valor acrescentado em cadeias produtivas agrícolas selecionadas. A dissertação, defendida no início de outubro, foi avaliada pelo júri nomeado pela escola como excelente, tendo obtido uma classificação de 19 valores.
Dirigido a pessoas de diferentes áreas de formação e a profissionais dos setores público, privado e de organizações não governamentais, o mestrado tem por objetivo principal proporcionar as competências analíticas necessários para fundamentar a tomada de decisões em políticas públicas e em contextos socio-económicos diversos e desafiantes.
Para tal, o programa deste mestrado inclui uma abordagem teórica às áreas da economia, gestão, ciência política e métodos quantitativos, com aplicação prática às políticas públicas e ao desenvolvimento internacional.
Para Helena Valente, administradora da CESO “colaborar com a Nova SBE nesta área é fundamental para capacitar gerações futuras e permitir-lhes ter um papel mais ativo na sociedade. Sendo este o foco da nossa atividade como profissionais há mais de 40 anos, estamos muito felizes por, agora, podermos acolher alguns dos alunos no seio da nossa empresa e dar-lhes a oportunidade de completar a sua formação, mostrando-lhes a realidade do trabalho em desenvolvimento internacional e a noção de como podem causar impacto. Este é, sem dúvida, um mestrado pioneiro em Portugal.”, conclui.
Renata Villa é uma das alunas finalistas da primeira edição do mestrado, tendo desenvolvido o projeto de análise de políticas com a CESO. Na sequência deste contacto, começou a estagiar na empresa. Em relação ao mestrado afirma que cumpriu todas as expetativas: “permitiu-me ter acesso a um ensino de elevada qualidade e adquirir competências para conseguir desenvolver uma carreira com maior propósito e impacto na sociedade, desde já começando a trabalhar numa das principais empresas do setor.
13 outubro 2022