O governo da Guiné-Bissau, através do Projecto de Reabilitação do Sector Privado e Desenvolvimento Agro-industrial (PRSPDA), e o Consórcio implementador do DESAFIO GB, constituído pela CESO Internacional, EXPERTISE, INOVISA e PD Consult, instituiu o dia 23 de Setembro para homenagear pessoas, empresas e instituições que se dedicam à inovação de produtos e serviços.
Agora que chegámos ao final da competição e estamos a começar o período de incubação e aceleração, aproveitamos para relembrar como tudo começou!
Neste VÍDEO explicamos o que é o DESAFIO GB e mostramos o evento de lançamento e as sessões de informação.
Neste primeiro ano, as comemorações resumiram-se a dois grandes momentos:
Concebido pelo governo e financiado pelo Banco Mundial, o DESAFIO GB tem por objetivo dotar jovens empresários guineenses, com idades compreendidas entre 20 e 40 anos, de capital inicial e competências de gestão, a fim de impulsionar ideias de negócio que demonstrem potencialidade de inovação, criação de empregos e geração de riqueza.
Nos dias 20, 21 e 22 de Setembro de 2017, na Universidade Lusófona em Bissau, os finalistas apresentaram a um júri nacional e internacional os seus Planos de Negócios em 10 minutos. O júri selecionou os 50 melhores e estes receberão não só apoio financeiro em materiais e serviços até 5 milhões de francos CFA, como também acompanhamento de tutores durante 18 meses.
Os 50 vencedores do Desafio GB a quem apresentamos os nossos parabéns são os seguintes:
Abulai Sissé, Adulcina Costa, Aissatu Chantre, Anssumane Silla, Areosvaldo Silva, Armandinho Queita, Aurora Almeida, Benedito Yalá, Carina Alves, Carlitos Pinto, Carlos Cabral, Djaé Seide, Dulceneia Jandi, Eli Ié, Elizabete Punguram, Epifanio Gomes, Ernesto Tchuda, Eugeménio Mendes, Felisberto Cá, Glória Intchami, Iama Costa, Ibraima Baió, Ietana Danfa, Ilka Vieira, Infamara Dabó, Jackline Martins, Jorge Ié, José Paquete, Júlio Siga, Juscelino Olegário, Juviliano Mendes, Kirenia Sosa, Mamin Baldé, Maria Vaz, Marito de Almeida, Mikhai Malaca, Nabilai Djassi, Nailde Lopes, Natacha B.M. Có, Rosário Biaguê, Salimato Sanha, Samira Reis, Samora Té, Satam Injai, Sérgio Gomes, Shamira Biaguê, Simone Pereira, Sumaira Vaz, Suzitiany Moreno e Yamireth d Almeida.
Todos os concorrentes que chegaram a esta fase receberam uma formação de 2 dias em Gestão de Negócios, durante a qual produziram os seus Lean Canvas ou Business Model Canvas. De seguida, receberam uma formação de 10 dias em competências empresariais, obtendo assim as aptidões necessárias para que cada participante pudesse elaborar o seu próprio Plano de Negócios.
No passado dia 23 de Setembro, no Hotel Azalai, foram realizadas as atividades comemorativas alusivas à data. Foram apresentadas intervenções por parte das autoridades governamentais, nomeadamente por parte do Ministro de Economia e Finanças, do Ministro da Juventude e Emprego, do PRSPDA e, ainda, pelo Consórcio Implementador do DESAFIO GB.
Além de terem podido assistir a algumas das apresentações dos 50 vencedores do DESAFIO GB, o público beneficiou de um espaço de partilha e de aprendizagem de temáticas relacionadas com o empreendedorismo. Em função do interesse dos presentes, assistiram aos seguintes painéis e palestras:
- Iniciar um negócio: Da ideia ao Sucesso
- Como fomentar o empreendedorismo na Guiné-Bissau?
- Empreendedorismo feminino: perspetivas e constrangimentos;
- O mito da ideia e o empreendedorismo baseado em recursos;
- Finanças para pequenos negócios;
- Definir a estratégia num negócio novo;
- Oportunidades e importância de empreendimentos baseados nas novas tecnologias.
Setembro 2017