CareersContactos
PT
EN

Garantir o Acesso à Energia Sustentável

Publicado em 28 Agosto 2017

Em 2014, 1.06 bilhões de pessoas, predominantemente moradores rurais, não têm acesso à eletricidade. Metade dessas pessoas vivem na África subsaariana.

In Objectivos de Desenvolvimento Sustentável, Nações Unidas.

No sentido de ampliar e melhorar a informação existente e assim aprofundar a análise sobre o acesso da população de São Tomé e Príncipe à energia, a CESO, em parceria com a TESE - Associação para o Desenvolvimento, iniciou recentemente o Inquérito Nacional às Famílias sobre o Acesso à Energia.

O projecto visa também capacitar pessoal nacional para apoiar a recolha de dados, gerir as informações fornecidas pela pesquisa, de modo a tomarem medidas de politica, investimento, entre outras, que futuramente lhes permitam monitorizar o progresso que se espera alcançar relativamente ao acesso à energia no país.

Garantir o acesso a energia moderna, confiável e sustentável até 2030, é um dos objectivos delineados pela iniciativa das Nações Unidas para a Agenda Sustentável para 2030.

Recentemente subscrita pelos líderes mundiais, a Agenda tem como ambição congregar esforços a nível global no sentido de, nos próximos 15 anos, os países se mobilizarem em torno da erradicação de todas as formas de pobreza, no combate às desigualdades e na adopção de medidas face às mudanças climáticas.

É neste contexto que foi criado o Programa de Assistência à Gestão do Sector Energético, um programa global de conhecimento e assistência técnica administrado pelo Banco Mundial. Tendo como missão prestar serviços de consultoria aos países mais desfavorecidos, visa aumentar o seu know how e a capacidade institucional que lhes permitam alcançar soluções energéticas ambientalmente sustentáveis que venham a contribuir para a redução da pobreza e, simultaneamente, para o crescimento económico.

Em São Tomé e Príncipe, o acesso à energia continua a condicionar o potencial de desenvolvimento do país. Os dados existentes neste domínio são escassos e mesmo, nalguns casos, poucos fiáveis, existindo por isso a necessidade de se proceder à sua avaliação e monitorização.

O projecto de Inquérito Nacional às Famílias sobre o Acesso à Energia em São Tomé e Príncipe visa contribuir para promover o acesso sustentável da população neste domínio, para o que se propõe recolher e analisar um conjunto de dados sólidos e confiáveis relativos ao acesso à energia de modo a que, no futuro, se possa vir a estabelecer uma linha de base credível que permita acompanhar a sua evolução neste domínio.

O projecto desenvolverá assim, a nível nacional, uma abordagem multidimensional que terá em consideração a existência de diferentes contextos sócio culturais, compreendendo, nomeadamente, comunidades urbanas e rurais assim como empreendedores formais e informais, entre outros.

Não se limitando a fornecer aos decisores políticos e outras partes interessadas dados e informações analíticas relevantes sobre o assunto, o projecto terá particular atenção na mobilização de parceiros e de capacidades locais de forma a garantir a sua apropriação e envolvimento neste processo.

Com financiamento do Banco Mundial, o Inquérito Nacional às Famílias sobre o Acesso à Energia em São Tomé e Príncipe tem uma duração prevista de oito meses.

Saiba mais sobre este projecto aqui

Notícias Relacionadas

cross