CareersContactos
PT
EN

O Papel da Ciência, da Tecnologia e da Inovação nos Desafios Globais da Água

Publicado em 11 Abril 2018

A importância da parceria entre União Europeia e Brasil em pesquisas e desenvolvimento de soluções inovadoras para os desafios da gestão e do uso da água foi destaque do Simpósio Internacional “O papel da ciência, da tecnologia e da inovação nos desafios globais da água", que reuniu 110 participantes no passado dia 20 de março, em Brasília.

Organizado pelos Diálogos Setoriais UE-Brasil em parceria com MCTIC, DG Research and Innovation/Comissão Europeia e Water JPI, o simpósio aconteceu paralelamente ao 8º Fórum Mundial da Água e faz parte de um projeto apoiado pela Iniciativa de Apoio aos Diálogos Setoriais para promover o debate político sobre os desafios da água e sua relação com outros grandes desafios, tais como saúde e bem-estar, saneamento, cidades sustentáveis, mudanças climáticas e desenvolvimento socioeconómico.

“A escala dos desafios sobre o tema água obriga-nos a pensar como trabalhar juntos. Já o fazemos, mas temos que fazer mais. Temos a necessidade absoluta de encontrar soluções inovadoras, não só pelos problemas imediatos, mas, por exemplo, por questões como o emprego. Três de quatro empregos no mundo dependem de água. Por isso a UE tem colocado a água no epicentro dos programas de pesquisa que apoia há muitos anos e deve continuar a fazê-lo no futuro”, afirmou o Embaixador João Gomes Cravinho, chefe da Delegação da UE para o Brasil (DELBRA), em discurso na abertura do evento.

O secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do MCTIC, Dr. Álvaro Prata, ressaltou que ciência e tecnologia são decisivas para as políticas de saneamento, “uma questão muito crítica para o Brasil”, para as crises hídricas e para o manejo dos recursos. “O MCTIC, em parceria com a União Europeia, tem feito várias ações bilaterais e, nessa questão da água, vamos estreitar ainda mais os nossos compromissos”, disse.

Para o professor Dr. Christian Kazner, da Universidade de Ciências Aplicadas e Artes Northwestern, da Suíça, a poluição gera riscos para a qualidade da água e impõe desafios sanitários de custo elevado, que demandam alta tecnologia. “As técnicas para tratar a água que consumimos ainda são bem caras e a água de qualidade, um recurso que vem se tornando cada vez mais escasso. Tecnologias de reuso de água podem ser uma solução para até mesmo para o consumo humano, mas pouquíssimos países utilizam água de reuso para consumo. Ainda há muito preconceito em torno disso”, explicou.

No caso do Brasil, uma solução seria a dessalinização da água do mar, observou o especialista em recursos hídricos e saneamento, professor Dr. Antônio Eduardo Lanna. “Todas as capitais brasileiras passam, neste momento, por uma crise hídrica séria ou estão na iminência de passar. A maior parte das capitais está próxima do mar, uma característica interessante do nosso território. Isso traz uma possibilidade para a ciência e tecnologia”, avaliou.

Ao discursar no encerramento do evento, a Vice-Diretora Geral do DG Research, Dr. Joanna Drake, ressaltou que os desafios da água são também uma oportunidade. “Investir em água significa criar empregos e continuar focando em crescimento sustentável. Para dar um exemplo concreto, na UE o setor de tratamento de águas residuais movimenta em torno de 100 bilhões de euros por ano e gera 600 mil empregos. Inovação é a chave para aumentar esse potencial. Isso confirma que temos que colocar ciência e política juntos”, afirmou.

Drake convocou os participantes do simpósio a pensar nos próximos passos da parceria entre UE e Brasil. Segundo ela, os Diálogos Setoriais são um caminho promissor nesse sentido. “Eu gostaria de convidar os ministros responsáveis por ciência e meio ambiente e os secretários estaduais que possuem relação com a gestão da água a se juntarem a nós para construir essa cooperação. Desta forma, poderemos não apenas discutir, mas também implementar ações concretas.”

Saiba mais aqui sobre a Iniciativa de Apoio dos Diálogos Sectoriais UE-Brasil - Fase IV

Notícias Relacionadas

cross