CareersContactos
PT
EN

Promover e potenciar as exportações das PMEs

Publicado em 19 Novembro 2021

Retomando o formato presencial realizou-se, no passado dia 11 de Novembro, no Centro de Congressos de Lisboa, a 16ª Edição do Portugal Exportador. Promovido pela Fundação AIP, o Evento foi patrocinado pela CESO que contou, há semelhança das edições anteriores, com um stand no recinto, tendo participado em vários Cafés Temáticos que ali se realizaram durante todo o dia.


Este ano o Portugal Exportador decorreu num contexto económico marcado pelos efeitos da pandemia e pelo esforço das Pequenas e Médias Empresas (PMEs) na identificação e concretização de oportunidades de negócio que lhes permitam a recuperação e relançamento das suas actividades. Destinado sobretudo às PMEs que queiram iniciar ou consolidar o seu processo de internacionalização, o Portugal Exportador proporcionou assim, uma vez mais, aos seus visitantes, uma oportunidade única de networking, permitindo-lhes o encontro com potenciais clientes nacionais ou internacionais, empresas, startups, Embaixadas, no sentido de poderem concretizar novos negócios.

Relativamente à participação da CESO, no âmbito do Café Temático que decorreu no espaço dedicado aos Passos para a Exportação, António Santos (CFO da CESO) dinamizou o painel Diagnóstico, tendo destacado a importância de, antes de se avançar com o processo de internacionalização dum negócio, ser necessário fazer um autodiagnóstico que avalie as condições necessárias para que essa operação tenha uma maior probabilidade de sucesso.

Helena Valente (COO da CESO) promoveu o Café Temático sobre o Desenvolvimento Industrial em Angola. Tendo por base a análise detalhada do contexto da economia angolana e a caracterização da indústria transformadora no país, foram apresentadas as linhas de orientação estratégica para o desenvolvimento industrial de Angola, no curto, no médio e no longo prazo.

Nesta sessão foi reiterada a importância que as empresas portuguesas podem ter enquanto parceiros privilegiados do desenvolvimento industrial do país e as oportunidades de investimento directo no sector industrial, em infraestruturas industriais, bem como na exportação de bens de equipamento que suportem o desenvolvimento deste sector.

Notícias Relacionadas

cross