A Assistência Técnica (AT) destinou-se a fornecer ao Ministério do Ensino Superior de Angola uma análise dos custos do subsistema do Ensino Superior e dos possíveis modelos de financiamento, para apoiar o processo de decisão do Governo. Neste enquadramento, o Estudo sobre Custos e Financiamento do subsistema do Ensino Superior em Angola, visou ainda:
Apoiar o Ministério do Ensino Superior de Angola na análise do financiamento público e privado no subsistema de ensino superior, por grau e área temática.
Apoiar o Ministério do Ensino Superior de Angola no desenvolvimento de um modelo de simulação e de um quadro financeiro para o ensino superior, de acordo com os diferentes cenários de financiamento público e tendo em consideração a contribuição das famílias.
Apoiar as capacidades locais para a análise do financiamento público e privado para o ensino superior e para o desenvolvimento de modelos de simulação para o quadro financeiro.
A Assistência Técnica promoveu ainda um envolvimento ativo das principais partes interessadas, especialmente o GEPE (Departamento de Estatística e Planeamento) do Ministério da Educação Superior; 64 Instituições de Ensino Superior (públicas e privadas), incluindo reuniões com membros do Conselho de algumas delas, assim como com professores e alunos.