O projecto teve como principal objectivo capacitar o governo de São Tome e Príncipe com um instrumento de orientação estratégica para a promoção do sector privado. A estratégia elaborada pretende responder a vários estudos e documentos estratégicos que reforçam a necessidade de uma melhoria do clima de negócios neste sector, sendo um pilar ao desenvolvimento económico sustentável do País.
Neste contexto, o instrumento visa ser uma base sólida para:
1) Fortalecimento das PMEs;
2) Atracção de investimento estrangeiro.
A consultoria envolveu a actualização do diagnóstico sobre o funcionamento do sector privado em São Tomé e Príncipe, a elaboração de uma estratégia para a sua promoção no horizonte 2025, em linha com os planos de desenvolvimento do país e as respectivas prioridades e sectores estratégicos, bem como a formulação de um plano de acção para a operacionalização da estratégia, devidamente calendarizado e com indicação dos recursos a mobilizar.
O trabalho a realizar envolve a adopção de abordagens participativas, quer na fase de diagnóstico (através de consultas individualizadas e de grupos focais), quer durante a apresentação das propostas de medidas de política (com a organização de dois workshops: alargado – para o sector privado e sociedade civil - e restrito – para os membros do Governo).