No passado dia 22 de Junho, o Representante da União Europeia, o Primeiro-Ministro da Palestina e representantes de várias instituições financeiras europeias reuniram-se, pela segunda vez, ao mais alto nível, para discutir a cooperação em investimentos.
A Plataforma de Investimento UE-Palestina foi estabelecida pela UE e pela Autoridade Palestiniana para promover o diálogo político sobre investimento e ajudar a identificar, priorizar, coordenar e promover as oportunidades de investimento que o Plano de Investimento Externo da UE oferece na Palestina.
Durante o evento, o Banco Europeu de Investimento assinou um pacote de sete acordos, no valor total de USD $ 425 milhões, em instrumentos de dívida e de risco compartilhado para benefício do setor privado palestiniano.
Esta iniciativa faz parte da iniciativa global Team Europe, que visa apoiar a recuperação social e económica sustentável da crise Covid-19 em países parceiros.
À luz da Plataforma para a Implementação do Plano de Investimento Externo da União Europeia na Palestina, a equipa coordenada pela CESO teve a oportunidade de participar na organização do evento e testemunhar um esforço coordenado e sem precedentes, entre a UE e o BEI.
Saiba mais sobre o Evento aqui.
A CESO está, desde o início deste ano e até Julho de 2022, a coordenar a Plataforma para a implementação do Plano de Investimento Externo da UE na Palestina. O objetivo deste projeto consiste em apoiar a implementação do Plano de Investimento Externo da UE (EIP) na Palestina, promovendo diálogos políticos com as autoridades palestinas e partes interessadas relevantes, para melhor identificar, priorizar, coordenar e promover oportunidades de investimento e financiamento que o EIP oferece por meio dos seus instrumentos direcionados a investimentos privados e estrangeiros.