O que podemos aprender com a experiência europeia em relação às ferramentas de rastreio de contatos para combater o COVID-19?
Como se encontra, de uma maneira geral, a situação da proteção de dados na Europa e no Brasil?
Para debater estes problemas realizou-se, no passado dia 12 de Junho, o Seminário via Web Regulamentos de proteção de dados e combate ao COVID-19, o qual foi organizado pelo Mecanismo de Apoio aos Diálogos Sectoriais UE-Brasil e pela Lapin-BR.
O evento contou com a participação de representantes da Embaixada da União Europeia (UE) no Brasil, da Direção Geral de Justiça e Consumidores da Comissão Europeia (DG JUST), do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), da Universidade de Brasília (UnB), da Autoridade Francesa de Proteção de Dados (CNIL), da Access Now e da École Polytechnique Federal de Lausanne (EPFL).
Veja o video aqui.
Esta iniciativa enquadra-se no âmbito da 4ª Fase do Mecanismo de Apoio aos Diálogos Sectoriais UE-Brasil que a CESO está a implementar naquele país, tendo como objetivo contribuir para o avanço e o aprofundamento da Parceria estratégica e das relações bilaterais entre a UE-Brasil, apoiando o desenvolvimento de diálogos sectoriais sobre questões de interesse mútuo.
Saiba mais sobre este projecto aqui e, também, neste vídeo (versão portuguesa).
Junho 2020