Sensibilizar os mais novos acerca do desperdício de alimentos é o tema da revista de banda desenhada da “Turma da Mônica” que foi lançada, em Brasília, no passado mês de Novembro. Para além da revista que foi produzida pelo Instituto Mauricio de Sousa, foi também distribuído um guia didáctico para professores sobre consumo sustentável.
Tendo como público alvo os estudantes e professores dos ensinos fundamental e médio do Brasil, estas publicações não apenas ilustram os impactos negativos resultantes dos desperdícios alimentares, como propõem alternativas para substituir tais práticas por outras mais sustentáveis.
O Desenvolvimento Sustentável é hoje, mais do que nunca, um imperativo à escala global, sendo o envolvimento e contributo das gerações mais novas decisivo nas alterações que importam promover e concretizar futuramente.
É, por isso, neste contexto importante salientar que a Agenda 2030 das Nações Unidas elege como prioridade global a necessidade de “garantir padrões de consumo e produção sustentáveis” propondo, até ao fim da próxima década, “reduzir para metade o desperdício de alimentos per capita a nível mundial, de retalho e do consumidor, e reduzir os desperdícios de alimentos ao longo das cadeias de produção e abastecimento (…)”.
Por ocasião do lançamento das publicações, o coordenador do projecto, Gustavo Propino, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) - instituição parceira dos Diálogos UE-Brasil - considerou que a redução do desperdício no âmbito da cadeia agro-alimentar, é um processo de mudança cultural que necessita de acções contínuas de educação como aquela que agora se promove.
No mesmo sentido, o Embaixador da União Europeia no Brasil, Ignacio Ibanez destacou a necessidade de ampliar a consciencialização sobre o desperdício de alimentos entre consumidores jovens no Brasil, “um público fundamental a ser educado para construirmos um futuro sustentável”.
Referiu também que esta iniciativa se enquadra com o Programa de Economia Circular da União Europeia, a ser aprofundado no âmbito do novo Acordo Verde Europeu, para promover o uso sustentável dos recursos naturais e, ainda, no combate às alterações climáticas.
A iniciativa foi apoiada pela Assistência Técnica ao Mecanismo de Apoio dos Diálogos Sectoriais UE-Brasil e promovida pela Embrapa, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária em parceria com o Instituto Mauricio de Souza e a World Wildlife Fund Brasil.
Para além da versão impressa, a publicação está também disponível em formato digital aqui
Esta iniciativa enquadra-se no âmbito de um conjunto de outras mais vastas sobre esta temática e as quais resultam, genericamente, do “Intercâmbio Brasil-União Europeia sobre desperdício de alimentos”.
Desta troca de experiências tem vindo a resultar uma aprendizagem recíproca, a qual tem contribuído para uma melhor formulação de políticas públicas coerentes que possam potenciar o fortalecimento da segurança alimentar.
Conforme é referido no relatório relativo ao referido intercâmbio:
“O projecto visa fomentar a troca de conhecimento sobre acções de comunicação voltadas para mudanças comportamentais do consumidor; engajar diferentes actores da cadeia agroalimentar (...) em acções contra o desperdício; e influenciar positivamente os Projectos de Lei em tramitação no Congresso relacionados ao tema, com base em experiências exitosas dos países europeus.”
Entre as actividades realizadas neste âmbito, destacam-se o Seminário “Sem Desperdício” realizado em 2017 no Rio de Janeiro, uma missão de especialistas à União Europeia sobre desperdício de alimentos na etapa de consumo e acções de comunicação e um Estudo quantitativo sobre desperdício de alimentos pelas famílias brasileiras.
Pode consultar este estudo aqui
A CESO lidera o consórcio da Assistência Técnica ao Mecanismo de Apoio dos Diálogos Sectoriais UE-Brasil (Fase IV). Financiada da União Europeia, tem como objectivo contribuir para o aprofundamento da Parceria Estratégica UE-Brasil e para o crescimento das relações entre as partes através do apoio ao desenvolvimento de diálogos sectoriais em assuntos de interesse recíproco.
Saiba mais sobre a Assistência Técnica à Facilidade de Apoio aos Diálogos Sectoriais União Europeia-Brasil (Fase IV)
Conheça também aqui o site do projecto.
Veja a entrevista que Mauricio de Sousa concedeu ao Canal Youtube do projecto Diálogos Sectoriais.