De modo a preparar os tutores que assistirão os 50 vencedores da Competição de Plano de Negócios, DESAFIO en, foi conduzida, nos passados dias 10 e 11 de janeiro, uma formação destinada a capacitá-los para acompanhar estes empreendedores e seus negócios, durante o período de incubação e aceleração que terá uma duração de 18 meses.
Os tutores deverão reunir-se semanalmente com cada um dos empreendedores durante os primeiros 12 meses do período de aceleração e incubação e mensalmente nos últimos 6 meses.
Durante os encontros de acompanhamento, os tutores apoiarão os empreendedores na gestão dos seus negócios, realização de compras e relacionamento com fornecedores, contratação e gestão de empregados, captação e retenção de clientes, entre outros.
O grupo dos 50 vencedores da Competição de Plano de Negócios, DESAFIO en selecionados por um painel de júris internacional em Setembro de 2017, é composto por 25 empreendedores de cada género. Os 18 empreendedores que ainda não possuem um negócio serão integrados na faixa de incubação do programa de acompanhamento, enquanto os restantes 32 participarão na faixa de aceleração. As ideias e negócios apresentadas pelos vencedores centram-se em sectores como a agricultura, telecomunicações, educação e transportes, refletindo necessidades prementes na Guiné-Bissau e onde há grande potencial para inovação.
Espera-se destes jovens empreendedores que com a capacitação previamente recebida e com o acompanhamento que agora inicia, consigam começar ou fortalecer negócios inovadores e sustentáveis, impactando positivamente a Guiné-Bissau, não só através da oferta de novos bens e serviços e criação de postos de trabalho, como também pelo exemplo que poderão dar a outros potenciais empreendedores.
O sector privado no país é ainda incipiente, sendo o acesso a financiamento restrito e dispendioso e a opção pela informalidade preferida pela maioria das Micro, Pequenas e Médias Empresas, que desta forma evitam o pagamento de impostos e a fiscalização.
p
A Competição de Plano de Negócios, DESAFIO en pretende estimular o desenvolvimento deste sector não só motivando a criação de novos negócios formais pelo exemplo prestado pelos seus vencedores, mas também a facilitação de acesso a financiamento a MPMEs e aumento geral do apoio às mesmas, através da realização de mesas redondas com instituições financeiras e financiadores, focadas na diminuição das atuais dificuldades na criação e crescimento de empresas.
Financiado pelo Banco Mundial, a Competição de Planos de Negócios, DESAFIO en acontece no quadro do Projeto de Reabilitação do Sector Privado e Desenvolvimento Agroindustrial e está a ser implementado pelo consórcio de empresas CESO Development Consultants, Expertise, Inovisa e PD Consult. O projecto começou a ser implementado em Junho de 2016 e tem duração prevista até maio de 2019.
Janeiro 2018.